Projeto de Lei protocolado na Assembleia Legislativa do Amazonas

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

EIXO POLÍTICO CRN-7

 

 

O secretário geral da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e líder do Governo, Deputado Sabá Reis (PR), protocolou na manhã desta quinta-feira (06), Projeto de Lei que institui o acompanhamento das atividades de comercialização, desenvolvimento e produção de alimentação à nutrição nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, no Estado do Amazonas.

De acordo com o parlamentar pretende-se com esta proposição fazer com que os alimentos oferecidos nas Redes Públicas sejam acompanhados por profissionais de nutrição, devidamente inscrito e habilitado junto ao Conselho Regional da categoria.

“Outra questão tratada na presente propositura é tornar de responsabilidade técnica do nutricionista a elaboração de cardápios, obedecendo as diretrizes previstas na legislação e a tradição alimentar da nossa região, o controle de qualidade no armazenamento, preparo e consumo de alimento”, explicou Sabá Reis.

A Conselheira Delegada do CRN-7 Nutricionista Nilda Pamplona, descreve a importância que a escola exerce nos hábitos e práticas saudáveis dos estudantes, onde na maioria dos ambientes escolares encontram-se alimentos vendidos ou oferecidos sem valor nutricional ou industrializados.

“Essa prática vem contribuindo para o aumento acelerado de crianças e adolescentes com hipertensão, obesidade, gastrite, diabetes, dentre outras doenças. Por isso, é de extrema importância projetos como esse, que contribuem para que as escolas garantam práticas alimentares mais saudáveis”, enfatizou a nutricionista.

(Conselheira Delegada Nilda Pamplona, Deputado Sabá Reis e Vice Delegada Signe Deyse Santos Freitas D'Ávilla)

Ainda segundo o Deputado Sabá Reis, o profissional de Nutrição é essencial para que o Estado possa ter êxito em suas ações voltadas à saúde da população. “Valorizo projetos que estimulam a saúde e a prevenção, e sobre a comercialização que acontece dentro das escolas caberá também ao nutricionista atestar o cumprimento das normas que garantem o direito à saúde”, concluiu o parlamentar.

O Projeto de Lei protocolado pelo deputado Sabá Reis, inicialmente será encaminhado para as Comissões na Aleam, dentre elas, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Fonte: Texto - Assessoria do Deputado (Gabinete do Deputado Sabá Reis (PR)/Ana Paula Sena — (92) 99313-9423)

Em tempo, registra-se que a proposta para inserir o Nutricionista em Escolas Públicas e Privadas no Amazonas foi apresentada ao Deputado Sabá Reis pelo Presidente Fábio Vasconcelos, em abril de 2016.

De acordo com o Presidente essa é a principal ação no eixo político do CRN-7, pois aumentará o campo de trabalho para os nutricionistas do Amazonas e permitirá que os alunos das escolas sejam acompanhados por nutricionistas, buscando a alimentação mais saudável. Na oportunidade o Presidente solicita que os profissionais do Estado do Amazonas estejam presentes na ocasião do Ato Público para unirmos força na aprovação do Projeto.

Sede CRN7

Edifício Real One, 21º andar. Avenida Governador José Malcher, 937 - Nazaré. Belém - PA, CEP 66055-260.
Tel: (91)3038-7006 / (91) 3038-7016
Registro de Pessoa Física: registro@crn7.org.br
Registro de Pessoa Jurídica: registropj@crn7.org
Boeltos, Anuidades e Acordos Financeiro: cobranca@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00
Informaçõs Gerais: contato@crn7.org.br

Delegacia em Manaus - AM

Rua 24 de Maio Ed. Rio Negro Center Sala nº 906 Centro - CEP 69010-080 Manaus - Amazonas
Contatos: (92) 32341686 / delegaciaam@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00

Delegacia em Porto Velho - RO

Ed. Medical Center, Sala 505
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, nº 3200 - Olaria, Porto Velho - RO, CEP 76804-340
Contato: (69) 3301-4392/ delegaciaro@crn7.org

Copyright ©2018 Conselho Regional de Nutricionistas 7ªRegião. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação - CRN7.

Pesquisar no Site