Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Nos dias 11 e 12 de agosto, o CRN-7 realizou, em parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e o Centro Universitário Fibra, a 2ª Mostra Científica de Trabalhos Acadêmicos da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em dois dias de evento, em formato presencial e online, os participantes puderam conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos no aleitamento materno, e o que os acadêmicos vêm produzindo para atender melhor lactantes e crianças, além de levantar dados importantes sobre a saúde materno-infantil na Amazônia.

“A avaliação que faço é muito boa, pois tivemos a oportunidade de mostrar à academia a importância do aleitamento materno por meio dos trabalhos que são feitos na graduação, residência, mestrado e doutorado”, diz Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite da FSCMPA e Conselheira do CRN-7. “Trabalhando aqui, na ponta, a gente sabe que o aleitamento é uma estratégia simples de saúde materno-infantil que salva vidas, e pode reduzir a mortalidade infantil em até 13%, em crianças menores de 5 anos, e com um diferencial grande em crianças prematuras”, explica.

IMG_9341.JPEG

No primeiro dia do evento na Fibra, a mesa de abertura contou com a presença da presidente Yonah Figueira; da Pró-Reitoria acadêmica do Centro Universitário, Irene Noronha; de Alexandra Codovil, da Gerência de Pesquisa da Fundação Santa Casa; e de Vanda Marvão. Em seguida, foram apresentados três trabalhos de graduação em Nutrição e dois de residência (Nutrição e Enfermagem).

No segundo dia, foram apresentados um trabalho de residência, um de mestrado e um de doutorado, além das simulações realísticas de aleitamento.

IMG_9302.JPEG

“Fizemos as simulações realísticas, uma ação de um projeto de pesquisa que foi aprovado e está sendo fomentada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Com esse recurso, compramos as peças para fazer as simulações de aleitamento materno, para ajudar os profissionais de saúde e dentro da academia. O bom do Agosto Dourado é que podemos fazer essas demonstrações em vários momentos”, comemora Vanda Marvão.

Veja a programação completa.

Dia 1

Abertura:
Representantes Santa Casa, CRN-7 e FIBRA

Doação de leite humano no período pandêmico em um banco de leite de leite humano referência do Estado do Pará;
Autora: Ana Júlia Melo da Silva - Graduação em Nutrição – UFPA

Participação das avós no aleitamento materno
de recém-nascidos em maternidade de referência em Belém;
Autora: Ana Clara Barros de Souza - Graduação em Nutrição – UFPA

Aleitamento materno e aspectos emocionais durante o período pandêmico do Covid-19 em dois municípios da região metropolitana de Belém;
Autora: Paula Rayssa Lobato da Silva - Graduação UFPA

Tecnologia Educacional para a prática do 4º Passo para o sucesso do Aleitamento Materno;
Autora: Anna Talita de Souza - Residência em Enfermagem – FSCMPA

Conhecimento de pediatras, neonatologistas e nutricionistas sobre o tratamento do lactente com alergia a proteína do leite de vaca;
Autora: Andreia Pereira da Silva - Residência em Nutrição - FSCMPA

Dia 2

Amamentação e Hepatite B na Amazônia Oriental Brasileira: Linha do Cuidado perinatal e objetivos do desenvolvimento sustentável – Agenda 2030;
Autor: Pilar Maria de Oliveira Moraes - Doutorado – Universidade do Estado do Pará (UEPA)

O impacto do processamento térmico sobre o valor lipídico e calórico do leite humano;
Autor: Letícia Cecília de Nazaré da Rocha da Luz Messias - Residência em Nutrição – FSCMPA

Prevalência de infecções pelo vírus da hepatite B/C e associação com o estado nutricional de grávidas atendidas em pré-natal de um hospital de referência na Amazônia brasileira;
Autor: Elisabeth Cristine Dias Ribeiro - Mestrado - Instituto Evandro Chagas

Simulações Realísticas do Aleitamento Materno
Projeto de pesquisa fomentado pelo Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) - Nutricionista MSc. Vanda Marvão (Banco de Leite Humano - FSCMP)

Estação 1: Manejo da amamentação: Ensinar anatomia e fisiologia da lactação, posições para amamentar, pega correta na mama, prontidão do recém-nascido para mamar, tamanho do estômago do bebê.

Estação 2: Amamentação em situações especiais: Uma forma didática de ensinar a relactação (voltar a produzir leite) através da translactação, (opções de alimentar o bebê na mamãe com baixa produção láctea), prevenção de fissuras de mamilo/mastites, administração de dieta de forma segura para o RN enquanto este aprende a mamar no seio de sua mãe.

Estação 3: Doação de leite humano/captação de doadoras: Manejo com doação de leite humano é uma forma didática de ensinar a paramentação e uso de EPI e higienização das mãos antes da extração, técnica de massagem e ordenha manual e mecânica, conservação e armazenamento do LH.

Estação 4: Norma Brasileira de Comercialização de alimentos para Lactentes e Crianças de 1° infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras – NBCAL

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, o CRN-7 realizou o seu I Seminário Regional da Fiscalização. Nos três dias do evento, realizado em formato híbrido - presencial e online - foram realizados momentos para compartilhamento de experiências, capacitação sobre políticas públicas e intercâmbio de conhecimento, com participações de entidades governamentais e de outros órgãos de fiscalização do sistema CFN/CFN.

site_seminario.png

“Nosso objetivo aqui foi capacitar os fiscais, integrar a equipe”, explica Hellene Souza, Coordenadora do Setor de Fiscalização do CRN-7. “Cada um fez as propostas dos temas a serem tratados, dentro das dificuldades que identificam em seu trabalho diário, e nós montamos a programação”, conta sobre o processo de elaboração do evento.

Segundo Hellene, uma das maiores dificuldades apresentadas pelos nutricionistas fiscais estava em conhecer os projetos e políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, e para atender essa demanda, foi ministrada uma palestra pela vice-presidente Rahilda Tuma, no primeiro dia do evento. A fala de Rahilda abriu o seminário, logo após a mensagem de boas-vindas da presidente Yonah Figueira.

“A gente conhece muito as áreas de Nutrição Clínica, muito a área de Alimentação Coletiva, que são as duas maiores áreas de atuação do nutricionista, mas na Saúde Coletiva ainda havia algumas dúvidas sobre as políticas, quais são os programas, quais as políticas que os nutricionistas podem atuar e devem ser fiscalizadas”, disse Hellene.

No segundo dia, houve a palestra “Experiências Exitosas na Fiscalização”, ministrada remotamente pelo presidente do CRN-6 – Samuel Paulino Rodrigues. “O CRN-6 apresentou suas experiências, e nós queríamos conhecer mais sobre como eles desenvolvem seus trabalhos, pois eles são bem arrojados na fiscalização”, comemora a Coordenadora da fiscalização do CRN-7. Ainda no dia 11, a conselheira Keilla Sulivan, da Comissão de Comunicação, teve uma fala com o tema “Orientações para Lives e Vídeos Para Redes Sociais”.

Por fim, no último dia, a Técnica em Nutrição e Dietética, mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido no CRN-7 em 2022 com a palestra “Novos Fluxos e Monitoramentos da Fiscalização”. Para encerrar, foi a vez de nutricionistas representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda - Seaster terem um momento para falar de suas atribuições.

960b8676-6463-4e7b-a2fa-d8814e24943c.jpg

“Neste último dia, os fiscais compartilharam suas experiências: os resultados de seu trabalho, as dificuldades (sobretudo de transporte e deslocamento), dificuldades administrativas. Foi um bom momento para o próprio conselho e Comissão de Fiscalização conhecerem mais da atividade dos fiscais, de como nosso trabalho também é interno, e há muita preparação e planejamento antes de uma visita e também depois, lançando tudo no sistema, monitorando prazos, etc”, destacou Hellen Souza.

Para o nutricionista fiscal Roberto Pinon, este primeiro seminário foi um momento único, bastante benéfico para o Conselho. “Foi uma oportunidade para a Comissão de Fiscalização, da Diretoria, ouvirem um pouco da realidade do fiscal. Vimos que houve até certa surpresa com nossas atividades e dificuldades, e é bom termos esse momento de diálogo aberto. O trabalho do fiscal é amplo, volumoso. E foi bom ver também o trabalho dos demais fiscais do CRN-7 e do CRN-6. Eles deram muitas boas indicações para facilitar nosso trabalho e tornar mais ágil os processos”, encerrou.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Inscrições abertas!

AVISOS IMPORTANTES.
- O EVENTO PRESENCIAL ESTÁ DISPONÍVEL APENAS PARA PROFISSIONAIS ADIMPLENTES JUNTO AO CRN-7.

- A INSCRIÇÃO GARANTE UMA VAGA EM UM DOS TURNOS DAS OFICINAS DO PRIMEIRO DIA (23, MANHÃ TARDE OU NOITE - 65 VAGAS POR TURNO) E NA PROGRAMAÇÃO DO DIA 24 (TARDE).

- ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO OU PROFISSIONAIS DE OUTROS ESTADOS E CIDADES PODERÃO ASSISTIR À PROGRAMAÇÃO NOS DOIS DIAS, AO VIVO, NO SITE DO CRN-7.

- PARA QUE OS DISCENTES DE NUTRIÇÃO POSSAM RECEBER O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, É NECESSÁRIO QUE O COORDENADOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ENVIE UMA LISTA CONFIRMANDO QUE O ALUNO ESTÁ MATRICULADO E ASSISITIU À PROGRAMAÇÃO.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Veja a programação completa abaixo e em nosso Instagram: crn7_nutri

INTEGRANDO SABERES NA NUTRIÇÃO
EVENTO EM ALUSÃO AO DIA DO NUTRICIONISTA

DIA 23/08 - TERÇA-FEIRA

Unama: Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém - PA

OFICINAS “NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA HOSPITALAR”

  • Gastronomia em Oncologia - 9h - 12h
  • Gastronomia para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus - 15h - 18h
  • Gastronomia nas Doenças do Trato Gastrointestinal - 19h - 22h

DIA 24/08 – QUARTA-FEIRA

Fibra: Av. Gentil Bitencourt, 1144 - Nazaré, Belém - PA

13h às 14h – Credenciamento

14h - 14h20 - Abertura do evento (com Yonah Figueira - Presidente do CRN-7 e Lorena Falcão - Presidente da ANEPA)

14h20 Palestra – Estratégias de intervenção para mudança de comportamento alimentar - Nutricionista Daniela Lopes Gomes

15h Palestra - Comunicação e empreendedorismo para nutricionistas - Nutricionista Tayana Vago de Miranda

15h40 – Mesa redonda para discussão e perguntas sobre as palestras

16h – Experiências exitosas nas diversas áreas de atuação do Nutricionista

  • Empreendedorismo e inclusão social – Nutricionista Bruno Morais
  • Teleatendimento na formação profissional – Nutricionista Thayana Moreira
  • Utilização de Produtos da Agricultura Familiar no PNAE – Sandro Vilaça

17h – Prêmio Álvara Lopes
Apresentação dos três finalistas em ordem alfabética e divulgação do ganhador

18h - Encerramento com atração cultural e Coffee break

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

No mês de julho, os fiscais da Sede de Belém e das Delegacias de Manaus e Rondônia realizaram uma série de visitas em três Estados da jurisdição; confira.

  • Em 27 de julho, a fiscal Rayla Silvestre, da delegacia de Manaus (AM), fez uma visita técnica junto às nutricionistas Alderice Oliveira e Thais Freitas, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Anori (AM) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlio Teles, no mesmo município.
  • Rayla também visitou a nutricionista Lorena Dutra na Coordenadoria de Educação SEDUC – Polo Anori, e também as Escolas Estaduais “Eurico Gaspar Dutra” e “Presidente Costa e Silva”.

WhatsApp Image 2022 07 28 at 10.18.55 1

  • Ainda em Anori, foi realizada visita na Secretaria Municipal de Assistência Social, onde houve em reunião com a Secretária Helenusa Mota, para orientação sobre a importância da inserção do nutricionista nos programas assistenciais.
  • Por fim, a fiscal Rayla Silvestre fez uma visita fiscal à Secretaria Municipal de Educação de Anori, onde esteve em reunião com a Secretária Municipal de Educação - Lenira Carvalho, para solicitação de ampliação do quadro técnico de nutricionistas.
  • No mesmo período, a fiscal Maria Lima, também da delegacia de Manais, fez uma Visita Técnica às nutricionistas atuantes na área da Saúde do Município de São Paulo de Olivença: Aldemira Pereira e Magali Souza.
  • Maria também esteve com os secretários de Educação e Cultura de São Paulo de Olivença, os Aldamir Tavares e Renato Magalhães e com a Nutricionista Skmilly Balieiro. Na oportunidade, foi entregue a Nota Técnica elaborada pelo CRN7.
  • Também houve reunião com a Direção do  Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Tabatinga, sobre a importância do Nutricionista frente às atividades de alimentação e nutrição da Instituição.
  • Ainda em Tabatinga, Maria Lima visitou a Creche Vovó Julia.
  • No dia 28, a fiscal Sabrina Alves, da delegacia de Porto Velho (RO), fez uma Visita Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Alvorada do Oeste (RO), sendo aplicado o Roteiro de Visita Técnica (RVT) na área de alimentação escolar com a Nutricionista Gilsinéia Estácio, e fefez orientações técnicas para melhorias das ações juntamente à Diretora Executiva da SEMED, Eliane Muniz.

WhatsApp Image 2022 07 29 at 10.20.02 1

  • Sabrina também visitou a Secretaria Municipal de Assistência Social de Alvorada do Oeste. Na oportunidade foi entregue ofício para a Marleide Eliane (Secretaria Municipal) solicitando a inserção do nutricionista nas políticas e programas institucionais, e nota técnica recomendando sobre as ações do nutricionista frente à assistência social.
  • No Pará, a fiscal Adriene Carvalho, da sede do CRN-7 em Belém (PA) fez uma visita fiscal à Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, onde foram realizadas solicitações para ajuste de Quadro Técnico para garantia de assistência nutricional e entrega de Nota Técnica com explanação sobre a importância do nutricionista no PNAE.
  • Adriene também fez uma Visita Fiscal à UBS DR Mário Leão, em Igarapé-Miri, aplicando o RVT e dando as devidas orientações para ajuste de fluxo na assistência.
  • Visita fiscal realizada ao Hospital e Maternidade de Santana em Igarapé-Miri. Aplicado RVT, feitas às orientações para ajustes na Assistência e solicitação junto à Diretoria do Hospital para ajuste de Quadro Técnico.
  • Ainda em Igarapé-Miri, foi feita visita fiscal ao Hospital e Maternidade Santana, onde foi aplicado RVT, feitas às orientações para ajustes na Assistência e solicitação junto à Diretoria do Hospital para ajuste de Quadro Técnico.

alvorada1

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

site_evento2.png

Em homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, o CRN-7, em parceria com a Associação de Nutrição do Estado do Pará - Anepa, e os cursos de Nutrição da Universidade da Amazônia - Unama, Centro Universitário Fibra e Universidade Federal do Pará - UFPA, anuncia o evento "Integrando Saberes na Nutrição". Em dois dias - 23 e 24 de agosto - a programação conta com palestras, oficinas gastronômicas, debates e muito mais, em um evento voltado para a valorização e qualificação da categoria.

Com vagas limitadas, o primeiro dia conta com as oficinas “NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA HOSPITALAR”, com o preparo de cardápios saudáveis para pacientes de diversas patologias. Com refeições completas elaboradas por profissionais de Nutrição e Gastrologia, as oficinas serão ministradas em três turnos, direto do Laboratório de Demonstração da Unama, com vagas limitadas para nutricionistas e transmissão online para estudantes de Nutrição.

O segundo dia será direto do campus da Fibra, com palestras de nutricionistas, debates e exposição de experiências exitosas. No mesmo dia, também serão premiados os três finalistas do Prêmio Álvara Lopes de Melo e Silva, iniciativa do CRN-7 para promoção da promoção científica e acadêmica do Nutricionista na Amazônia.

As inscrições começam no dia 08 de agosto, no site www.crn7.org

Veja a programação completa abaixo e em nosso Instagram: crn7_nutri

INTEGRANDO SABERES NA NUTRIÇÃO
EVENTO EM ALUSÃO AO DIA DO NUTRICIONISTA

DIA 23/08 - TERÇA-FEIRA

Unama: Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém - PA

OFICINAS “NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA HOSPITALAR”

  • Gastronomia em Oncologia - 9h - 12h
  • Gastronomia para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus - 15h - 18h
  • Gastronomia nas Doenças do Trato Gastrointestinal - 19h - 22h

DIA 24/08 – QUARTA-FEIRA

Fibra: Av. Gentil Bitencourt, 1144 - Nazaré, Belém - PA

13h às 14h – Credenciamento

14h - 14h20 - Abertura do evento (com Yonah Figueira - Presidente do CRN-7 e Lorena Falcão - Presidente da ANEPA)

14h20 Palestra – Estratégias de intervenção para mudança de comportamento alimentar - Nutricionista Daniela Lopes Gomes

15h Palestra - Comunicação e empreendedorismo para nutricionistas - Nutricionista Tayana Vago de Miranda

15h40 – Mesa redonda para discussão e perguntas sobre as palestras

16h – Experiências exitosas nas diversas áreas de atuação do Nutricionista

  • Empreendedorismo e inclusão social – Nutricionista Bruno Morais
  • Teleatendimento na formação profissional – Nutricionista Thayana Moreira
  • Utilização de Produtos da Agricultura Familiar no PNAE – Sandro Vilaça

17h – Prêmio Álvara Lopes
Apresentação dos três finalistas em ordem alfabética e divulgação do ganhador

18h - Encerramento com atração cultural e Coffee break

Sede CRN7

Edifício Real One, 21º andar. Avenida Governador José Malcher, 937 - Nazaré. Belém - PA, CEP 66055-260.
Tel: (91)3038-7006 / (91) 3038-7016
Registro de Pessoa Física: registro@crn7.org.br
Registro de Pessoa Jurídica: registropj@crn7.org
Boeltos, Anuidades e Acordos Financeiro: cobranca@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00
Informaçõs Gerais: contato@crn7.org.br

Delegacia em Manaus - AM

Rua 24 de Maio Ed. Rio Negro Center Sala nº 906 Centro - CEP 69010-080 Manaus - Amazonas
Contatos: (92) 32341686 / delegaciaam@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00

Delegacia em Porto Velho - RO

Ed. Medical Center, Sala 505
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, nº 3200 - Olaria, Porto Velho - RO, CEP 76804-340
Contato: (69) 3301-4392/ delegaciaro@crn7.org

Copyright ©2018 Conselho Regional de Nutricionistas 7ªRegião. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação - CRN7.

Pesquisar no Site