A COORDENAÇÃO ESTADUAL DE NUTRIÇÃO DO PARÁ DISPONIBILIZA ESCLARECIMENTOS SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, COM BASE EM ARTIGOS E EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PANDEMIA

1- Quais são os alimentos e os produtos que podem prevenir ou combater o COVID-19?
Não existem evidências científicas sérias sobre superalimentos, supernutrientes, dietas específicas, shots fortalecedores, sucos ou sopas capazes de prevenir ou combater o coronavírus de forma mágica. O que precisamos é ter uma alimentação saudável rica em nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, com atenção especial aos nutrientes que ajudam aumentar a imunidade, e que estão disponíveis nas nossas verduras, legumes e frutas naturais/regionais (maxixe, cariru, jerimum, cenoura, feijão verde, manga, banana, laranja, mamão, jambo, biribá, tucumã, pupunha, entre tantos outros). Para completar, não devemos nos esquecer da vitamina D, que é dada de graça pela natureza, toda vez que tomamos um banho de sol nas primeiras horas da manhã.

2- Como deve ser a alimentação saudável em tempos de COVID-19?
Nesse período de isolamento social a maioria das pessoas estão com mais tempo disponível, para preparar uma comida mais nutritiva e saborosa, envolvendo toda a família nessa tarefa. Não existem estudos científicos específicos sobre dietas e alimentos na infecção por coronavírus, mas sabemos que a alimentação saudável pode reforçar nossa imunidade. Não existe um único alimento ou uma vitamina capaz de desempenhar essa função, portanto, é recomendável manter uma alimentação colorida e variada.

3- Na quarentena, como eu tenho ido pouco ao supermercado, estou dando preferência aos
alimentos industrializados, por que são mais baratos, mais práticos e fáceis de armazenar em
casa, mas me disseram que eles fazem mal à saúde, isso é verdade?
Sim, é verdade, esses produtos são bonitos, coloridos, tem aroma sedutor e sabores intensos ou mesmo “irresistíveis”, por que as indústrias usam muitos e sofisticados flavorizantes, corantes, emulsificantes, edulcorantes, espessantes e outros aditivos que modificam os alimentos. Porém, os mesmos são ricos em açúcares, óleos, gorduras, amidos refinados e outros, que em excesso fazem mal à nossa saúde. Esse exagero aumenta o risco de doenças como: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, asma em adolescentes, inflamação da mucosa intestinal, alergias, depressão, alguns tipos de câncer e também aumentam a mortalidade por todas as causas. Por tudo isso, é bom avaliar se vale a pena fazer essa opção atrativa mas que traz tanto malefícios à nossa saúde.

Leia Mais.

Sede CRN7

Edifício Real One, 21º andar. Avenida Governador José Malcher, 937 - Nazaré. Belém - PA, CEP 66055-260.
Tel: (91)3038-7006 / (91) 3038-7016
Registro de Pessoa Física: registro@crn7.org.br
Registro de Pessoa Jurídica: registropj@crn7.org
Boeltos, Anuidades e Acordos Financeiro: cobranca@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00
Informaçõs Gerais: contato@crn7.org.br

Delegacia em Manaus - AM

Rua 24 de Maio Ed. Rio Negro Center Sala nº 906 Centro - CEP 69010-080 Manaus - Amazonas
Contatos: (92) 32341686 / delegaciaam@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00

Delegacia em Porto Velho - RO

Ed. Medical Center, Sala 505
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, nº 3200 - Olaria, Porto Velho - RO, CEP 76804-340
Contato: delegaciaro@crn7.org

Copyright ©2018 Conselho Regional de Nutricionistas 7ªRegião. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação - CRN7.

Pesquisar no Site