CRN-7 ASSINA MANIFESTO PELA GARANTIA DA VIDA

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PELA GARANTIA À VIDA!

Manifesto da ciência em defesa da vida!

Neste momento em que a pandemia da COVID-19 se avizinha de nossas cidades e do nosso estado, atingindo pessoas sem discriminar condição social, gênero ou idade, e provocando sofrimento, doença, dor e morte entre nós, é fundamental ressaltar a importância das medidas de isolamento social que vêm sendo adotadas. A redução da movimentação e dos contatos entre as pessoas certamente está relacionada à forma mais lenta com que a pandemia está se estabelecendo aqui em Rondônia. Dada a inexistência, no atual momento, de vacina ou de outras formas de tratamento médico com evidências científicas, a medida mais eficaz para diminuir os impactos negativos da pandemia sobre a vida e o sistema de saúde é garantir que as pessoas fiquem em suas casas.

Até o momento, foram confirmados ao Ministério da Saúde 23 casos e um óbito. Isto vem permitindo que o setor de saúde do estado e dos 52 municípios se organizem, busquem as melhores estratégias e se preparem para os ásperos tempos que estão por vir. Conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde, posição que tem sido reafirmada pelo Ministério da Saúde, é fundamental encontrar formas de “achatar a curva da epidemia”. E, aparentemente, aqui em Rondônia estamos no caminho certo. Diante desses fatos, é necessário afirmar: não é o momento de flexibilizar as medidas de isolamento social, afinal, o mundo tem nos mostrado a gravidade do problema que estamos enfrentando.

As medidas de restrição de circulação de pessoas têm dado tempo para que as autoridades sanitárias se preparem para o aumento dos casos, que fatalmente vai começar a ocorrer, provocando o uso intenso dos serviços públicos de saúde e esgotando os já insuficientes recursos existentes: leitos para internação, unidades de terapia intensiva, equipamentos, insumos e, em especial, profissionais de saúde com treinamento para manejo das formas graves do COVID-19. Esses profissionais encontram-se na linha de frente, em situação de alto risco, buscando acolher e tratar todos os que deles necessitam, muitas vezes, sem a garantia integral de equipamentos de proteção individual.

Sabemos que a sociedade está pagando e deverá pagar um alto preço devido às medidas de isolamento social. Entretanto, sabemos que não há como estabelecer valor para as vidas que serão poupadas! As perdas econômicas têm sido o ponto de divergência entre uma parcela de governantes e setores da sociedade, mas é importante salientar que, se a pandemia apresentar aqui a velocidade que vem apresentando em outras localidades, gerará perdas maiores ainda, pois o estado de Rondônia não dispõe, no momento, de leitos hospitalares, ventiladores mecânicos, vagas em unidade de terapia intensiva e profissionais de saúde especializados em número suficiente para a crise que se aproxima.

O isolamento social não vai impedir que as pessoas adoeçam, mas pode reduzir A VELOCIDADE com que isto vai acontecer. E, aparentemente, é o que vem sendo observado aqui e em outros lugares do Brasil. O contrário também se observa: a cada manifestação de nossas autoridades priorizando as atividades econômicas em detrimento da saúde, mais casos e mais óbitos poderão ser registrados.

Não é demais destacar: é fundamental manter as medidas de isolamento social, com restrição da mobilidade e dos contatos entre as pessoas, para que os serviços de saúde possam dar as respostas necessárias e adequadas à nossa sociedade. E, então, poderemos retornar, aos poucos e na medida do possível, à situação de normalidade. O momento exige união em defesa da vida. Exige ainda que a voz lúcida e racional da comunidade científica seja ouvida!

Pela manutenção do isolamento social! Pela prioridade à vida!

Porto Velho/RO, 07 de abril de 2020.

LEIA MAIS.

 

Sede CRN7

Edifício Real One, 21º andar. Avenida Governador José Malcher, 937 - Nazaré. Belém - PA, CEP 66055-260.
Tel: (91)3038-7006 / (91) 3038-7016
Informaçõs Gerais: contato@crn7.org.br
Registro de Pessoa Física: registro@crn7.org.br
Registro de Pessoa Jurídica: registropj@crn7.org
Anuidades e Acordos Financeiro: cobranca@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00

Delegacia em Manaus - AM

Rua 24 de Maio Ed. Rio Negro Center Sala nº 906 Centro - CEP 69010-080 Manaus - Amazonas
Contatos: (92) 32341686 / delegaciaam@crn7.org.br
Horário de Funcionamento: Seg-Sex 08h:00 às 17h:00

Delegacia em Porto Velho - RO

Ed. Medical Center, Sala 505
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, nº 3200 - Olaria, Porto Velho - RO, CEP 76804-340
Contato: delegaciaro@crn7.org

Copyright ©2018 Conselho Regional de Nutricionistas 7ªRegião. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação - CRN7.

Pesquisar no Site