I Feira da Saúde e Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista


Você está em - Home - Noticias - I Feira da Saúde e Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista

 

I Feira da Saúde e Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista

 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região, Gestão Nova Era, realizou no dia 31/08/17 a I Feira da Saúde e Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista, no HANGAR Convenções & Feiras da Amazônia – Belém-Para-BR. O evento técnico teve a participação de NUTRICIONISTAS da Jurisdição e organizações que atuam na área da Nutrição, cujo Tema definido foi “Uma prática voltada aos interesses da Saúde e Nutrição da Sociedade”. 

 

A Solenidade de Abertura iniciou com a composição da Mesa de Honra, composta pelas seguintes autoridades: Dr. Fábio Costa de Vasconcelos - Presidente do CRN-7, representando o Plenário; Dra. Rita Maria Araújo Barbalho, representando os ex-presidentes e ex-conselheiros do CRN-7; Dra. Nádia Aline - Conselheira Federal, representando o Conselho Federal de Nutricionistas; Dra. Yonah Figueiras, representando os Conselhos de Saúde; Dra. Socorro Paredes, Presidente da ANEPA, representando todos os associados; Dra. Simone Marques, representando as Instituições de Ensino Superior da Jurisdição e Dra. Darlene Ramos, Presidente do SINDNUT-Pa, representando todos os filiados. Após a formação da mesa, o Hino Nacional foi executado e posteriormente foi apresentado um vídeo institucional do Sistema CFN/CRN sobre os “50 anos de Regulamentação da Profissão”.

 

Em seguida a solenidade foi proferida pelo atual Presidente do CRN-7, Dr. Fábio Vasconcelos (PA) que agradeceu a presença de todos e em especial as autoridades que compuseram a mesa de honra; continuou o discurso destacando a criação do CRN-7, ocorrida no dia 06 de março de 1990, pela Resolução CFN N.º 098/90 "Criou O CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS DA 7ª REGIÃO, com jurisdição nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, e sede na cidade de Belém-Pará, cuja primeira Presidente desta Autarquia federal foi a Dra. Marcelle Chaar Haber”. Presidente ressaltou que além da comemoração do Dia do Nutricionista, o evento também se destinava a comemorar os 50 anos de Regulamentação da Profissão de Nutricionista e os 27 anos de criação do CRN-7. Na oportunidade, o Presidente relacionou as principais ações desenvolvidas pela atual Gestão (Nova Era) na Jurisdição em prol da valorização da categoria e reconhecimento dessa prática pela sociedade. Destacou a grande importância do nutricionista com um dos grandes articuladores, independente da área que o nutricionista. Neste contexto a atual gestão vem realizando proezas nunca vistas antes, como por exemplo:

 

  • Projeto Gestão Fiscal Responsável - eficiência na saúde financeira com redução de 40% para 24%;
  • Peças contábeis e prestação de contas sendo utilizada como modelo no sistema CFN/CRN;
  • Parceria com as Instituições de Ensino Superior da Jurisdição;
  • Parceria com as Entidades de Classe;
  • Projeto de Fortalecimento das Ações de fiscalização no interior dos Estados da Jurisdição;
  • Projeto de Lei protocolado na Assembleia Legislativa do Amazonas Inclusão de Nutricionista em Escolas;
  • Projeto de Lei - Proposta apresentada ao Deputado Estadual Vereador John Wayne – Inserção do NUTRICIONISTA em Restaurantes e Escolas Particulares e Públicas no Estado do Pará;
  • Projeto Entidades Unificadas nas Ações Fiscais CRN-7 e SINDNUT-PA;
  • Programa de Atualização Profissional;
  • Atendimento Nutricional Itinerante - evento realizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, 31 de março, e o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril - O Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região em parceria com as Instituições de Ensino da jurisdição realizam atendimento nutricional a população;
  • NutriAçãoEscola - O projeto tem como objetivo principal de realizar ações educativas e lúdicas no âmbito da nutrição, que possa estimular a coletividade escolar para formação de atitudes e hábitos para uma alimentação saudável;
  • Parceria com Ministério Público Política de Alimentação e Nutrição do Sistema Prisional Amazonense;
  • Participação ativa de assentos junto aos Conselhos de Saúde e Segurança Alimentar (AM/AP/PA);
  • Expansão do Projeto Nutricionista Formado e Habilitado Já;
  • Inicio das obras da nova sede do CRN-7;
  • Projeto “Roda de Conversa” e
  • Projeto para abertura da Delegacia de Rondônia.

O presidente informou que atualmente que a jurisdição temos 5419 nutricionista ativos nos 6 Estados da Jurisdição. Destacou que, “partimos da premissa que onde há nutricionista a compromisso com a soberania, segurança alimentar, com direito humano a alimentação, alimentação adequada e saudável, com o bem estar, com a qualidade de vida e o bem da população". Além disso, enfatizou “nós devemos ser ÉTICOS, não só no discurso, mas também nas atitudes. Façam da ética uma bandeira, pois todos nós precisamos muito disso. A ética é uma virtude prática que se realiza no dia a dia, não é um elemento teórico inútil, e sim nossos valores como seres humanos, é fazer o certo mesmo diante do que não nos convém”. Ressaltou que, “em nome da Gestão Nova Era queremos agradecer a cada um de vocês pela confiança depositada aos conselheiros, e juntos com os funcionários continuaremos a trabalhar intensamente para cumprirmos todos os nossos objetivos”.

O Presidente finalizou agradecendo todos os funcionários, nutricionistas, convidados, autoridades, expositores da I Feira da Saúde e Nutrição, e também os palestrantes Dra. Vanessa Suzuki (SP); Dr. Daniel Gurgel (CE) e Dr. Leandro Medeiros (PE) pelo aceite do convite realizado pelo CRN-7.

 

 

 

Após a finalização das palestras o evento teve seu momento mais emocionante, o Lançamento do Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva. O mesmo foi instituído pela Comissão de Formação Profissional e aprovado pelo Plenário do CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS 7ª REGIÃO, Gestão 2015/2018, e apresentado a todos pelo Presidente do CRN-7. A criação do prêmio tem a finalidade de incentivar o Nutricionista a divulgar a sua experiência profissional e documentar os seus trabalhos nos meios de divulgação científica possibilitando a expansão do acervo técnico nas diferentes áreas de atuação. O prêmio é uma homenagem do CRN-7 a nutricionista Álvara Lopes de Mello e Silva, hoje com 83 anos de idade, inscrição de número 0001, foi umas das fundadoras do CRN-7 e lutou junto com outras nutricionistas pela Criação do CRN-7. O Lançamento do Prêmio foi finalizado pelo Presidente Fábio Vasconcelos que teve a honra de convidar a compor a Mesa de Honra a ilustre nutricionista Álvara Lopes de Mello e Silva sendo aplaudida por todos os presentes. Os participantes tiveram a honra de ouvir a querida nutricionista relatar a luta que foi a criação do CRN-7 e agradecer a homenagem a atual gestão.

 

Na oportunidade o CRN-7 realizou a segunda homenagem do dia. O presidente, em nome da diretoria homenageou a Coordenadora Técnica Lylis Nunes pelos seus 27 anos de contribuição no CRN-7, tanto no cargo de Fiscal como na Coordenação do Setor de Fiscalização. A Gestão Nova Era agradeceu todo empenho, dedicação e profissionalismo desde a criação do CRN-7.

 

Após a realização das homenagens o Presidente fez a Abertura da I Feira da Saúde e Nutrição e convidou todos a prestigiar os expositores no qual demonstraram novidades nas áreas da nutrição. A finalização do evento foi realizada com Coquetel e apresentação do Grupo Folclórico Mapinguari.