Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética em Belém


Você está em - Home - Noticias - Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética em Belém

 

Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética em Belém

 

No dia 27 de junho aconteceu o Evento em Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética na Escola Técnica Francisco da Silva Nunes, em Belém, para os técnicos inscritos no CRN-7 e estudantes dos cursos de formação técnica. O encontro teve uma programação especial de cunho científico e de valorização ao profissional homenageado.

Após o credenciamento, os participantes assistiram a abertura do evento proferida pelo Presidente do CRN-7 Fábio Costa de Vasconcelos. O Presidente iniciou agradecendo a Diretora da Escola, os palestrantes, as Instituições de Ensino Superior envolvidas no evento – ESAMAZ, CESUPA, UFPA, PROAN e também todos os Funcionários, Coordenadores e Conselheiros do CRN-7.

Em seu discurso o Presidente Fábio Vasconcelos relatou que a Gestão Nova Era completou 1 ano e 7 meses de gestão no dia 25 de junho de 2017, e que mantém em seu seguimento de trabalho a valorização do Técnico de Nutrição e Dietética perante a sociedade, visto que é um profissional que pode atuar em diversos segmentos da alimentação humana, como: restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, empresas que fornecem cestas básicas, instituições de educação alimentar, entre outros. Dessa forma, otimiza-se o serviço de alimentação associado com a equipe de Nutrição. Assim, o princípio básico na qualificação deste profissional é "o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde”.

O Presidente ainda ressaltou que os Técnicos em Nutrição e Dietética (TND) não possuem profissão regulamentada no Brasil. Enfatizou que a normatização consolidará grandes melhorias aos profissionais da área, a exemplo do piso salarial, garantia de novas oportunidades de emprego, fixação de jornada de trabalho, atribuições técnicas e melhorias de vida. Destacou que, neste cenário, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região vem a público patrocinar a causa da regulamentação e solicita aos profissionais da jurisdição auxílio nesta luta, com apoio na aprovação do Projeto de Lei que Dispõe sobre a profissão de Técnico em Nutrição e Dietética que regulamenta o seu exercício e dá outras providências.

 

As palestras iniciaram após o discurso do Presidente, na sequência a seguir:

 

  • “A Relação do TND com seu Conselho de Classe”, ministrada pela Coordenadora Técnica do CRN-7 – Nutricionista Lylis Nunes.

 

 

  • “Oficina de Capacitação em Antropometria”,ministrada pela Profa. da Faculdade ESAMAZ – Nutricionista Sheila Martins.

 

 

 

  • “Higiene e Manipulação de Alimentos, Práticas que Asseguram uma Alimentação Saudável”, ministrada pela Nutricionista – Wanda Marvão.

 

 

Após a sessão de palestras de cunho técnico os participantes foram convidados à visitação da FEIRA EXPO-NUTRE, cujo tema foi: “Conhecendo mais sobre Nutrição”, com a apresentação das Instituições de Ensino Superior parceiras do CRN-7.  

 

UFPA

 

 

 

CESUPA

 

ESAMAZ

 

 

 

O evento foi finalizado com Coquetel de Encerramento promovido pela empresa PROAN.