CRN-7 realizará Fórum de Ética em Manaus


Você está em - Home - Noticias - CRN-7 realizará Fórum de Ética em Manaus

03.03.15 - O CRN-7 realizará, no dia 7 de março, de 8h às 12h, na Faculdade Estácio do Amazonas, em Manaus, o Fórum de Ética para a apresentação e discussão de propostas para o novo Código de Ética do Nutricionista, que está sendo elaborado.

O evento vai contar com a participação de professores, coordenadores de curso de nutrição e representantes do Sindicato de Nutricionistas. A coordenação é da conselheira federal Leida Bressane, com apoio da delegada Flávia Amaro, das fiscais Juliana Montenegro e Thabata Padilha e das professoras Rita Monteiro, Evelyn Biglia.
De acordo com o CFN, os Fóruns Regionais que vem sendo realizados pelos Conselhos Regionais em todo o Brasil “são espaços dedicados ao debate dos dilemas éticos constatados na prática profissional e para discutir alternativas e sugestões para solucioná-los”.

O Fórum de Manaus utilizará o método World Café, que consiste na “criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre perguntas relevantes a serviço de assuntos reais do dia a dia, sejam da vida ou do trabalho. O Café é construído sobre a suposição de que as pessoas já possuem dentro delas a sabedoria e criatividade para confrontar até mesmo os desafios mais difíceis. Dado o contexto e foco adequado, é possível acessar usar este conhecimento mais profundo sobre o que é mais relevante”.

Então, as pessoas são divididas em grupos deconcersação, sendo que cada grupo tem um anfitrião e participantes. O papel do anfitrião é explorar questões significativas, estimular a contribuição de todos, anotar e reunir a essência da conversação e compartilhar descobertas coletivas. E o papel do participante é apresentar ideias e propostas e levar o debate de uma mesa a outra Após cada conversa, os participantes trocam de mesa, menos o anfitrião, que deverá receber novos participantes em sua mesa.

Segundo Leida Bressane, a proposta é que sejam realizadas três rodadas de 20 minutos cada uma e uma rodada final de 30 minutos para síntese e diálogo final.

Para o CFN, ouvir diretamente os nutricionistas é a melhor estratégia para se criar o novo código. Além dos fóruns presenciais, o nutricionista pode apresentar sua contribuição respondendo a pesquisa que está disponível no site do CFN. Basta acessar o link: https://pt.surveymonkey.com/s/HHTWWPD