II Encontro Paraense de Estudantes de Nutrição


Você está em - Home - Noticias - II Encontro Paraense de Estudantes de Nutrição

 

II Encontro Paraense de Estudantes de Nutrição

 

Nos dias 9,10 e 11 de Março ocorreu o II Encontro Paraense de Estudantes de Nutrição, na Instituição de Ensino Faculdade Integrada Brasil Amazônia. A programação do evento teve temas atuais e de interesse da categoria, como:  Enfoque em Segurança e Diversidade Alimentar, Mitos e Verdades dos Alimentos Regionais, Atuação do Nutricionista no Sistema Único de Saúde e Diretrizes e Matriz Curricular do Curso de Nutrição.

 

O evento teve a participação do Presidente do CRN-7, Fábio Vasconcelos, que palestrou sobre Ato Médico e a Repercussão na Atuação do Nutricionista. Na oportunidade enfatizou que Ato Médico deve sim, regulamentar os atos médicos, mas não privar a conduta de outros profissionais da área da saúde. Queremos e lutamos por um serviço de saúde nos quais muito profissionais, cada um com suas especialidades, possam colaborar para melhor atender e tratar a população brasileira!

 

O presidente ainda participou da Mesa Redonda sobre: “Progresso ou regresso das competências na graduação EAD para os profissionais no curso de saúde?”. A discussão também teve participação da Presidente do SINDNUT-PA - Darlene Ramos e da Presidente da ANEPA - Socorro Paredes.

 

 

Alguns pontos foram discutidos como: Por que EaD? Seria uma tentativa de solucionar o momento atual da Educação no Brasil? Seria uma tentativa de diminuir os custos das faculdades a partir de diminuição de aulas presenciais? Ou o objetivo seria aumentar os lucros das faculdades que aderiram à modalidade? É fato que, não dá para comparar curso a distância com curso presencial porque são duas metodologias de ensino completamente diferentes.

 

Outro ponto questionado foi se o aluno EaD atingirá as competências, habilidades e atitudes necessárias para ser um profissional com formação generalista, humanista e crítico-reflexivo, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Também foi discutida a qualidade e a monitorização do ensino a distância, o aprendizado prático adquirido pelo discente e, principalmente, a inclusão desse profissional no mercado de trabalho.

 

A Sociedade precisa ser alertada sobre os fatos.