CONSULTA PÚBLICA NOVO CÓDIGO DE ÉTICA


Você está em - Home - Avisos - CONSULTA PÚBLICA NOVO CÓDIGO DE ÉTICA

 

Consulta on-line sobre Novo Código de Ética e Conduta do Nutricionista

Começará amanhã dia 13/03 a consulta pública on-line promovida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Este fórum vai até o dia 25 de abril e será aberto para nutricionistas. O convite também se estende aos estudantes de Nutrição, sob orientação do corpo docente das instituições de Ensino Superior. Sua contribuição é fundamental para a análise crítica das questões éticas que perpassam a atuação profissional no campo da alimentação e nutrição.

Desde 2014 o CFN convoca os nutricionistas para participar ativamente dessa reforma, através de debates sobre a reformulação do atual Código de Ética do Nutricionista.  A finalidade da convocação foi incentivar o respeito aos princípios que formam a consciência profissional do nutricionista, levando essa doutrina ao ambiente de trabalho, para o dia a dia. Foi definido que o processo seria conduzido com a metodologia da construção coletiva, de forma que, com a participação efetiva dos nutricionistas, a CECEt-CFN atuaria como catalisadora de ações que propiciassem a reflexão sobre a ética, o diálogo e a escuta da realidade profissional em pesquisas, fóruns e eventos, nacionais e regionais, pretendendo o maior envolvimento possível da categoria. Até o momento, a elaboração do novo código já passou por várias fases, como destaques têm: escuta direta dos profissionais, pesquisas no site, fóruns e reuniões regionais.

O Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região vem contribuindo com a elaboração do Novo Código de Ética, a partir de discussões com a categoria e estudantes de Nutrição sobre pontos atuais necessários para a formulação do novo Código de Ética, sob supervisão da Comissão Especial do Código de Ética (CECEt).

Ressalta-se que, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), ocorrido em outubro de 2016, aconteceu à oficina “Como lidar com os desafios éticos na contemporaneidade”, no qual vários participantes, de todas as regiões do Brasil, contribuíram com ideias para o Novo Código de Ética. Ainda no Conbran, outro momento de debate foi realizado a fim de analisar o protagonismo das entidades de Nutrição nesse processo. Em uma das atividades da programação oficial do congresso, a Cecet também esteve representada para discutir os caminhos da ética na formação profissional. Na oportunidade, promoveu ampla reflexão sobre conduta, conflitos e critérios éticos a serem apresentados no decorrer da graduação dos futuros nutricionistas.

 Para finalizar este processo de construção coletiva do novo código, está sendo aberta esta Consulta Pública para socializar o resultado desse processo e receber comentários e contribuições para a melhoria do documento.

Entre no link abaixo para começar

 http://cnn.cfn.org.br/application/index/consulta-publica-etica

 

 

Fonte: CFN/CRN