I Forum das Entidades em Nutrição


Você está em - Home - Noticias - I Forum das Entidades em Nutrição

I Forum das Três Entidades de Nutrição marca

a Semana do Nutricionista

 

 

 

 

Impossível imaginar uma sociedade saudável sem a vital existência do nutricionista, que é capaz de avaliar, receitar, monitorar a alimentação adequada para se alcançar qualidade de vida. e para marcar o dia dedicado a esse profissional, as três entidades representativas da categoria se uniram para realizar o I Forum das Três Entidades de Nutrição – Conselho Regional de Nutricionistas, Associação dos Nutricionistas do Pará e Sindicato dos Trabalhadores em Nutrição do Estado do Pará, no auditório da Escola Superior da Amazônia, Esamaz. O evento inédito em Belém contou com a participação de mais de duzentas pessoas, entre estudantes, profissionais e pesquisadores com mestrado e doutorado sobre Nutrição.

 

Na abertura do evento, os presidentes das três entidades ressaltaram a importância da união institucional do Conselho Regional de Nutricionistas, Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Pará e Associação dos Nutricionistas do Pará.  O Presidente do CRN7, Fábio Vasconcelos, enfatizou que “pela primeira vez as três entidades se uniram para a realização de um evento alusivo ao Dia do Nutricionista”. A Presidente do Sindnut, Darlene Ramos, destacou “a oportunidade única que estudantes e profissionais tem em compartilhar os mesmos desafios de uma carreira de vital importância para a busca da qualidade de vida da população”. Já a Presidente da ANEPA, Socorro Paredes, salientou ser o evento “um momento histórico para a categoria dos nutricionistas e uma oportunidade singular de todos trocarem experiências e saberes”.

 

 

No primeiro dia do evento, a programação foi promovida pela Associação dos Nutricionistas do Pará. Começou com a palestra “Nutrição Comportamental” com a facilitadora Profª Dra. Daniela Lopes Gomes. E encerrando o primeiro dia de debates a nutricionista e Profª Msc Marcela de Souza Figueira trouxe à discussão as doenças crônicas baseadas em evidências.

 

O segundo dia da programação foi organizada pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Pará com o tema: “Bases Legais para o Nutricionista segundo Código de Ética” e iniciou com a palestra “mitos e verdades em nutrição clínica” com a Profª Msc do curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Vanessa Lourenço. A Prescrição de Fitoterápicos por Nutricionistas norteou a segunda palestra proferida pela Profª Dra. Naiza Bandeira. Em seguida ocorreu a palestra “Manejo de Resíduo na Indústria de Alimentos: Papel Sócio-ambiental do RT” tendo como facilitadora a Profª Pilar Maria de Oliveira Moraes.

 

E no dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, a organização do terceiro dia do I Forum das Três Entidades em Nutrição ficou sob a responsabilidade do Conselho Regional de Nutricionistas 7ª Região. Na abertura usou a palavra o presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, Fábio Vasconcelos, que em nome de todas as entidades prestou uma homenagem especial à Coordenadora do curso de Nutrição da Esamaz e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Nutrição, Darlene Ramos. “Sem a professora Darlene Ramos este evento não seria o mesmo. Ela é uma guerreira, uma lutadora pelos direitos da categoria e de todos os nutricionistas e devemos a ela toda a nossa gratidão pelo desprendimento, garra e dedicação à constante valorização do nutricionista”, destacou o Presidente do CRN7, Fábio Vasconcelos, que entregou um buquê de flores para a professora Darlene Ramos, que agradeceu emocionada. “Gente eu só tenho a agradecer e dizer que muitos que por algum motivo não apostavam no sucesso do evento se surpreenderam porque essa plateia lotada de estudantes, profissionais e professores só nos motiva a seguir em frente com mais disposição para lutar pelos nossos direitos”, disse Darlene Ramos, bastante emocionada.

 

 

 

No final a tão esperada palestra “A Inserção do Nutricionista nas Políticas Públicas da Área de Alimentação e Nutrição” proferida pela Profa. Dra. Rahilda Tuma, uma das mais respeitadas profissionais em Nutrição do país, professora da Universidade Federal do Pará.  “Para mim é sempre uma honra estar aqui repassando o que aprendi e mais ainda despertar ainda mais a disposição e a dedicação da futura geração”.

 

O I Forum das Três Entidades em Nutrição foi organizado pela ANEPA, SINDNUT e Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região – Gestão Nova Era, que está dinamizando ações como nunca foi visto no CRN7.

 

ASCOM - JORGE VIDAL