III Simpósio de Nutrição Comportamental


Você está em - Home - Noticias - III Simpósio de Nutrição Comportamental

 

 

III Simpósio de Nutrição Comportamental 

 

 

Nos dias 7 e 8 de outubro acontece em São Paulo o III Simpósio de Nutrição Comportamental. O evento reunirá nutricionistas e estudantes de Nutrição para dois dias de palestras e cursos.

 

As inscrições podem ser feitas no site http://www.nutricaocomportamental.com.br/inscricao

 

De acordo com a organização do evento, o foco do simpósio será abordar questões que vão além da visão tradicional da área, apresentando temas como Gastronomia: comida ou nutrientes – discussão sobre o comer na atualidade; Psicologia e comportamento alimentar – o SER humano versus o CORPO humano na nutrição e Mindfulness e Mindful eating – a importância do aqui e agora para a saúde e alimentação.

 

Atualmente os temas nutrição e alimentação estão em pauta de forma onipresente, as informações estão mais acessíveis e a ciência está em constante evolução. No entanto, persiste uma visão restrita e dicotômica do “saudável” e “não saudável”, dos alimentos “bons e ruins”, e o prazer em comer é muitas vezes associado à culpa. 

 

A Nutrição Comportamental, como abordagem científica e inovadora, acredita que este contexto não promove a mudança de comportamento e não torna as pessoas mais saudáveis - pelo contrário, os índices de doenças crônicas, transtornos alimentares e obesidade não param de aumentar. 

 

Portanto, tem como missão incentivar os profissionais de saúde, a mídia e a indústria, por meio de diferentes iniciativas, a discutir, entender e comunicar que:

 

- O como se come - as crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos para com a comida - são tão ou mais importantes do que simplesmente o que se come. Portanto, uma orientação nutricional fundamentada em estratégias de aconselhamento nutricional, entrevista motivacional, técnicas de terapia cognitivo-comportamental, coaching skills, técnicas do comer intuitivo e do comer com atenção plena possibilitam a mudança real e consistente do comportamento alimentar.

 

Fonte: http://www.nutricaocomportamental.com.br/