Dia do Técnico em Nutrição e Dietética é comemorado no Pará


Você está em - Home - Noticias - Dia do Técnico em Nutrição e Dietética é comemorado no Pará

 

 

DIA DO TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NO PARÁ

  

 

Como forma de celebrar O Dia do Técnico de Nutrição e Dietética, o Conselho Regional de Nutricionistas 7ª região organizou o evento em Belém com parceria da ESAMAZ, no dia 27 de junho do ano corrente. Teve como objetivo valorizar e qualificar os Técnicos em Nutrição e dietética.

 

A abertura do evento iniciou com o discurso do Presidente do CRN-7, Fábio Costa de Vasconcelos. O mesmo agradeceu a Comissão de Comunicação, a todos os coordenadores, funcionários, representantes e estagiários do CRN-7, e também, aos parceiros que contribuíram com o evento.

 

 

 

 

O Presidente relatou que o evento objetiva estreitar a relação do conselho com os Técnicos de Nutrição e dietética. A Nova Era que completou 7 meses de gestão no dia 25 de junho, tem como seguimento de seu trabalho a valorização deste profissional tantas vezes esquecido pelo conselho e pela sociedade. Logo um dos principais objetivos desta gestão é valorizar o Técnico de Nutrição e Dietética perante a sociedade.

 

Ainda em seu discurso o presidente relatou que: “O preparo e a qualificação dos técnicos para atuar no ramo alimentício são imprescindíveis para os consumidores. São evidentes as diferenças na prestação de serviços em estabelecimentos que contam com técnicos em nutrição e dietética em seu quadro funcional - pela qualidade e otimização do serviço prestado”.

 

O profissional atua no segmento da alimentação humana, em diferentes áreas, realizando atividades em restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, empresas que fornecem cestas básicas e instituições de educação alimentar, entre outros; visando manter a qualidade da alimentação e assim saúde da sociedade. A sociedade precisa conhecer esse profissional e os campos de trabalho no qual pode atuar. Pois também é um profissional de saúde que atua em parceria com o nutricionista e tem como princípio básico − "o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde." − o apoio técnico de um profissional preparado é importante para que o nutricionista responsável técnico tenha melhores condições de desenvolver suas atribuições privativas, valorizando a área e beneficiando a comunidade atendida.

 

Nesse contexto o CRN-7 iniciará luta pela visibilidade e o seu papel na sociedade. Logo, uma vez valorizado, campos de trabalho serão abertos e assim atingiremos o nosso objetivo inicial. Tarefa que não será fácil... Mas juntos conseguiremos.

 

 

 

 

Após o discurso de abertura do presidente do CRN-7, Fabio Vasconcelos, houve palestra da professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará e ex-presidente do conselho Xaene Mendonça, sobre “Os desafios da produção segura de alimentos: como dar aplicabilidade ao Manual de Boas Práticas de Fabricação”.

 

 

 

 

Logo depois, foi formada mesa redonda com o tema “A importância do TND como profissional de saúde no mercado de trabalho”, com a participação do presidente do Conselho Regional dos Nutricionistas, Fábio Vasconcelos, da representante da Associação dos Nutricionistas do Pará, Elenilma Barros, da presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Pará, Darlene Ramos, do professor Rafael Nascimento, representando a coordenação do curso técnico de nutrição do Colégio Integrado Francisco Nunes e Rosalina Sandin, nutricionista da empresa Nutriservice.

 

Depois houve a palestra motivacional com o tema: “Valorizando minha prática profissional” com o administrador Wirland Teixeira.

 

Para finalizar a programação houve apresentação do Grupo folclórico Mapinguari, sorteio de brindes e coquetel para os participantes.