COMISSÃO ESPECIAL PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA (CECET)


Você está em - Home - Noticias - COMISSÃO ESPECIAL PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA (CECET)

 

COMISSÃO ESPECIAL PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA (CECET)

 

O Presidente do CRN-7 e Coordenador da CECET - Fábio Vasconcelos, e a Coordenadora da Comissão de Ética - Letícia Campelo, participaram do II Seminário Nacional das Comissões Especiais do Código de Ética dos Nutricionistas do Sistema CFN/CRN, ocorrido nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, em Brasília, promovido pelo Conselho Federal de Nutricionistas. Na oportunidade, os conselheiros participaram de oficinas de trabalho sobre a construção de princípios fundamentais, a partir dos resultados das CECET Regionais; e também, na construção de artigos a partir das temáticas centrais.

 

A seguir, informativo do CFN sobre a

Construção do Novo Código de Ética

 

Para a construção do Novo Código de Ética, o Conselho Federal de Nutricionistas promoveu, por meio do seu portal na internet, duas consultas coletivas à categoria via SurveyMonkey, software de pesquisa online. A última terminou no dia 30 de agosto e reuniu cerca de 5.600 formulários adequadamente preenchidos sobre a seguinte proposição: quais os dez valores necessários para alcançar o perfil do nutricionista que queremos? De acordo com as respostas recebidas, os dez valores mais citados pelos nutricionistas são: responsabilidade, promoção da saúde, competência, compromisso, respeito, honestidade, educação permanente, autonomia, transparência e dignidade humana. Eles estão relacionados aos ideais coletivos, individuais e de competência profissional de quem participou.

 

A primeira consulta à categoria reuniu cerca de 2 mil questionários para validação e teve como finalidade avaliar o perfil do nutricionista que temos e o perfil do nutricionista que queremos. Com base nelas, desde o início do ano passado, a Comissão Especial do Código de Ética dos Nutricionistas (Cecet/CFN), formada por colaboradores e conselheiros representantes do sistema, realiza reuniões para rever e aprimorar o conteúdo do código. A nova edição deve estar pronta para ser publicada no primeiro semestre de 2017.

 

Além das consultas pela internet, 941 nutricionistas estiveram presentes, no decorrer deste ano, em 34 fóruns regionais, promovidos pelas Cecets dos CRN, para debater questões que envolvem dilemas e condutas éticas, com foco na realidade local, no dia a dia da profissão e nas possíveis soluções. A ideia é que os Regionais reforcem permanentemente a discussão nos estados e municípios para que todos possam contribuir dentro de uma proposta de construção compartilhada.

 

Após o II Seminário com as Cecets regionais, o CFN prevê, para o ano que vem, a promoção de mais uma consulta pública nacional a fim de ouvir, pela internet, a opinião da categoria, de especialistas, da sociedade e de entidades representativas de classe para compor o documento. Só depois dessa consulta é que a nova edição do Código de Ética dos Nutricionistas deve ser finalizada.

 

II Seminário Nacional para

Construção do Novo Código de Ética dos Nutricionistas

 

                                                                                          OFICINAS DE TRABALHO

 

 

 

UM CÓDIGO DE ÉTICA OU DE CONDUTA?

PALESTRA COM LEONARDO AGOSTINI